Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Qual é a sua luta?

A Guerra do Iraque também referida como Ocupação do Iraque ou Segunda Guerra do Golfo, ou Terceira Guerra do Golfo ou ainda como Operação Liberdade do Iraque, foi um conflito que começou a 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, liderada pelos Estados Unidos e encerrou a 18 de Agosto de 2010.É um conflito em curso que começou a 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos.

A principal justificação para a guerra oferecida pelo presidente norte-americano George W. Bush, pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, e os seus apoiantes foi de que o Iraque estava a desenvolver armas de destruição maciça. Esta arma argumentava-se, ameaçavam os Estados Unidos, os seus aliados e os seus interesses. No discurso do estado da União de 2003, Bush defendeu que os Estados Unidos não poderiam esperar até que a ameaça do líder iraquiano Saddam Hussein se tornasse eminente. Após a invasão, no entanto não foi encontrada nenhuma prova da existência de tais armas. Para justificar a guerra, alguns responsáveis norte-americanos referiram também que havia indicações de que existia uma ligação entre Saddam Hussein e a Al-Qaeda. Apesar disso não foram encontradas provas de nenhuma ligação substancial à Al-Qaeda.

A guerra começou a 20 de Março de 2003, quando forças largamente americana e britânica, apoiadas por pequenos contingentes da Austrália, da Dinamarca e da Polônia invadiram o Iraque. A invasão levou pouco tempo até a derrota e a fuga de Saddam Hussein. A coligação liderada pelos Estados Unidos ocupou o Iraque e tentou estabelecer um governo democrático; no entanto falhou na tentativa de restaurar a ordem no Iraque.

A instabilidade levou a um conflito assimétrico com a insurgência iraquiana, guerra civil entre muitos iraquianos sunitas e xiitas e as operações da Al-Qaeda no Iraque. Como resultado do seu fracasso em restaurar a ordem, um número crescente de países retirou as suas tropas do Iraque.

A partir do dia 18 de agosto as tropas norte-americanas começaram a se retirar do Iraque. Do dia 20 de Março de 2003 até o dia 18 de agosto de 2010, além dos trilhões de dólares gastos na manutenção desta guerra inútil e que ajudou os Estados Unidos na falácia financeira de 2008; mais de cem mil civis iraquianos e mais de quatro mil militares norte-americanos mortos. Os norte-americanos se retiram do solo iraquiano sem poderem dizer que tiveram a vitória. Esta ridícula guerra também trouxe outros resultados: Principais conseqüências: 1. Desestabilização do poder da região, alterando perigosamente o equilíbrio; 2. Exploração do segundo maior depósito de petróleo passa de mãos iraquianas para mãos de empresas inglesas, espanholas, italianas e norte-americanas. Perspectivas de solução: 1. Arábia saudita assume o controle da região e inicia uma longa política de estabilização (mais plausível em curto prazo... mas depende da Arábia Saudita querer assumir este papel. Isto daria um maior poder árabe na área o que, de novo traria um desequilíbrio militar naquilo que já é instável demais para qualquer mortal...; 2. Irã assume a região através do controle dos xiitas. Ninguém merece... (João do Apocalipse deve ter errado seu número de bestas...); 3. Curdos assumem o controle da região e propicia um novo genocídio sunita e xiita. 4. Americanos permanecem em seu Vietnam por mais 20 anos enquanto forma um novo líder, provável conseqüência semelhante a da Korea. Mas... nem o atual presidente quer isso, nem eles (norte-americanos) sem mais sustentação política mundial para isso, nem financeira, bem como o mundo inteiro não aceita mais este postura imperial. Então, gastaram-se trilhões de dólares; desperdiçou-se quase oito anos; morreram milhares de pessoas; o mundo entrou em um colapso... para que tudo isso?

Presidente Bush gastou todo seu governo, esforços, energias, influências nesta guerra. Saiu do governo odiado, desprezado, fracassado e ainda permitiu seu país ir à bancarrota financeira de tanto insuflado e ocupado só com este assunto. Foram oito anos de um governo que nem os norte-americanos nem o mundo inteiro querem nem lembrar...

E você? Qual é a sua luta? Será que ela vale à pena?

Pr. Mauro Clementino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário