Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Gol Contra

Gen 13 e 19.

Ló estava fazendo parte de um time vencedor, o time to seu tio Abraão. O time de Abraão poderia ser chamado de “Dream Team”. Era sem dúvidas o time dos sonhos. Ganhava todos os jogos: ganhou com os cananeus, com os egípcios, ganhou no time da fé, dos altares, dos sacrifícios, do culto. Ganhou também na prosperidade. Abraão só ganhava. Certamente que Ló acompanhou seu tio em todos esses jogos e viu bem de perto como ser um vencedor. Todavia, na prática, Ló tornou-se conhecido como o jogador do “Gol contra”.

a) O primeiro gol contra de Ló foi a decisão de se separar do seu tio. Sua desculpa foi a briga entre os pastores de gado, dos empregados que já não estava trabalhando em harmonia. Na realidade Ló usa de um pretexto para justificar sua decisão de se separar de Abraão. Decisão errada.

b) O segundo gol contra. Decisão pelo material. Muitos pais estão escolhendo hoje para seus filhos tudo o que é meramente material, e acham que isso é tudo. Ló deve ter pensando que, multiplicando ainda mais suas riquezas, deixaria uma boa herança para suas filhas. Mas não foi isso que aconteceu.

c) O terceiro gol contra está na forma de escolher. Quando decidiu se separar, Ló escolhe as Campinas do Jordão porque lhe pareceu o melhor lugar, mais bonito. Seu gado poderia se alimentar melhor.

d) O quarto gol contra foi sua separação dos altares do seu tio. Conseqüentemente separação de Deus. Quando Ló se separa de Abraão, não se fala mais em seu nome a não ser de sua diluição e miséria. Ao se aproximar de Sodoma, Ló se torna tal e qual os moradores daquela cidade.

e) O quinto gol contra foi não cultivar a cultura espiritual herdada por seu tio. Gen.13:13. Eram maus os varões de Sodoma e grande pecadores contra o Senhor Deus.

f) O sexto gol contra, foi sua absorção dos valores de Sodoma. Os habitantes de Sodoma eram pessoas depravadas, e Ló levou sua família para um lugar assim, permitindo a contaminação de sua mulher e suas filhas.

g) O sétimo gol contra – perdeu a sensibilidade entre limites e fronteiras. Ló se contaminou tanto pelos habitantes de Sodoma que, de repente não tinha mais sensibilidade nem discernimento. Imagine você morar em determinado lugar onde você não pode receber visita, seja homem ou mulher, porque logo os seus vizinhos vão invadir sua casa para ter relações sexuais com eles.

h) O oitavo gol contra – Ló perdeu o respeito dos seus próprios genros que riam de sua cara. Gen.19:14.

i) O nono gol contra – Gen. 19:22 – Ló estava vivendo uma letargia tão profunda, que, nem mesmo os anjos que Deus enviara para ajuda-lo conseguiam convence-lo da podridão onde ele se encontrava. Ló se demorava no chiqueiro onde se encontrava e não tinha pressa de livrar-se do lamaceiro.

j) O décimo gol contra – Gen. 19:26 – Sua mulher não tinha muito interesse em acompanha-lo. Tinha saudade de seus maus hábitos e de seus vizinhos, antes mesmo de deixar a cidade. Deus a transformou em uma estátua de sal. Perdeu sua própria mulher.

k) O décimo primeiro gol contra, Gen. 19:30 – Ló se achava agora em uma caverna com suas filhas. Obviamente que devido a péssima influência que haviam aprendido em Sodoma, elas embebam o pai e se engravidam dele. Um abismo chama outro abismo.

l) O décimo segundo gol contra de Ló. Gen. 19:38 – Herança maldita. Ló deixou uma descendência de brigões e gente que gosta da guerra e que até hoje causam confusão e morte.



1. Quando você não está sendo o que deveria ser. Está se contentando em ser medíocre;

2. Quando você sabe o que pode ser feito e não faz nada para melhorar;

3. Quando você tem consciência do que poderia contribuir, acrescentar e não contribui, não acrescenta, só diminui, quando não, divide;

4. Quando você simplesmente deixa o barco descer rio abaixo porque é conveniente;

5. Quando você é complacente com tudo e com todos;

6. Quando você é simplesmente contra por ser contra, sem ter nada a oferecer;

7. Quando você se alimenta de lixo e produz miséria, quando tem uma mesa farta sendo oferecida para você produzir vida;

8. Quando você não corre atrás, não pesquisa, não busca;

9. Quando você não corre atrás e fica apenas esperando acontecer;

10. Quando você não exerce seu papel de forma plena.

LEMBRE-SE QUE: SÓ QUEM VIBRA COM GOL CONTRA É O ADVERSÁRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário