Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vitinho, nosso filho especial, completou 20 anos no ida 12 de Setembro

Victor Leonardo Martins da Silva: Um anjo que Deus nos enviou há vinte anos.


“É a minha ovelha mais sensível, não sei se é a que dá menos trabalho, mas certamente é a que me dá mais alegria”.

Gostaria de usar deste espaço para compartilhar com a Terceira Igreja e convidados vinte situações sobre o nosso Vitinho no ensejo dos seus 20 anos hoje:

1. Sua primeira crise convulsiva quando ainda bebê, quase morremos de susto.

2. Quando ele mordeu um copo de vidro, ficando com os cacos dentro da sua boca.

3. Tudo no Victor dá em dobro ou triplo. Quando pegou catapora, ficou tão coberto de feridas que não havia espaço em seu corpo para o tocarmos.

4. Em um pique nique de casais jovens, o deixamos por minutos sozinho. Ao voltar ao carro ele havia mordido um prato de vidro e o seu corpo ficou coberto por cacos.

5. Em outra ocasião Mariza passava roupas com ele por perto. De repente, ele puxou o ferro de passar roupas pra cima dele e o ferro ficou grudado em sua perna.

6. Certa feita ele estava sozinho com André que foi dar-lhe banho. Vitinho caiu no banheiro e bateu a cabeça na quina da pedra de mármore e sofreu um corte profundo na nuca. André chamou a pessoa certa para ajudá-lo. Quando os encontrei no hospital, Vitinho ria enquanto todos choravam no Pronto Socorro.

7. Outro momento difícil foi quando ele teve que fazer cirurgia para cortar os tendões dos dois pés, logo acima dos calcanhares, que estavam atrofiando. Ficou por 40 dias com duas botinhas de gesso.

8. Quando Vitinho pegou Dengue e ficou febril e molinho, só fomos descobrir o que era quando a doença já estava indo embora e os outros de casa estavam infectados.

9. Quando sofreu cirurgia de catarata medicamentosa no olho esquerdo e tivemos que lhe colocar talas nos braços para não alcançar os olhos. Foi um mês de muita dificuldade principalmente para dormir.

10. Certa vez, quando retornando da escolinha, sem prestar muito atenção seu tio bateu seu rosto na porta do carro e Vitinho sofreu um corte bem no canto do olho direito quase afetando sua visão.

11. Em outra ocasião Vitinho escorregou na própria sandália e caiu de um degrau junto com sua professora em sua escolinha e sofreu um corte entre o supercílio esquerdo e a têmpora. Deus colocou um enfermeiro “anjo” para atendê-lo. Felizmente, pois o médico já estava todo estressado. O enfermeiro aplicou-lhe “pontos de cirurgia plástica” não lhe permitindo mais dores. Logo, logo ficou bom.

12. Uma vez, Vitinho engatinhou até ao armário da cozinha, apanhou uma faca amolada e a segurou pelo corte e ficou brincando. Só Deus para ter dado sabedoria para Mariza tirar-lhe a faca sem acidentes, apenas susto.

13. Um dia, coloquei-o no carrinho e fui dar uma volta no quarteirão do bairro. Quando passávamos enfrente a uma casa com grades, eis que surge um pittbull estressado que latia e arranhava as grades do portão. Vitinho simplesmente ria do cachorro inocentemente como que a desdenhar e a ignorar tamanha ferocidade...

14. Vitinho dorme e acorda sorrindo todos os dias faça chuva, faça sol, esteja frio ou calor, seco ou molhado. Ao chamá-lo para tomar remédio, ergue a cabeça sem hesitação, abre a boca como se fosse tomar a coisa mais doce do mundo.

15. Exercita diariamente 100% aquilo que eu mais detesto fazer: esperar. Espera para comer, ara beber água, para dormir, para descansar, para trocar suas fraldas esteja sujinho ou molhado. Espera, espera, espera...

16. Desprovido de vaidades, veste o que lhe é colocado.

17. Assim como, come o que lhe é dado.

18. Esta é a terceira igreja que Vitinho nos acompanha. Nunca teve “classinha” especial para ele, pois sempre tivemos que nos preocupar com os outros. Nem por isso deixamos o ministério que nos fora proposto indo para outra igreja onde tenha “tudo pronto”. Todavia é quem mais me ensina sobre a dependência de Deus.

19. Victor tem bigode e cavanhaque. Mas nele, isto parece decoração. É a nossa criança grande.

20. Com os seus chocalhos (feitos de garrafas pet com grãos de arroz, milho ou feijão) Victor se contenta em acompanhar o ritmo que ouve e adora o louvor cantado da igreja, sendo que, por algumas vezes se emociona ao extremo.

Vitinho completa 20 anos hoje. Nunca fui poupado de trabalho ou de crítica na missão de cuidá-lo. Muito menos as coisas foram mais simples para nós no exercício desta missão. Mas agradeço a Deus pela confiança dEle em nós (minha família e eu) de cuidarmos dEle, até o dia que assim Lhe aprouver.

Seu pai, amigo e pastor Mauro Clementino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário