Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Totó é o retrato do brasileiro

Personagem vivido por Tony Ramos, Totó, um brasileiro que foi muito criança ainda para a Itália, volta ao Brasil casado com uma mulher brasileira, dissimulada o mais profundo grau, que havia aprontado todas, inclusive o golpe contra o próprio Totó. Quando a Clara confessa parcialmente o que havia feito, e por força das circunstâncias, para horror de todos, Totó disse que não iria mudar nada seu relacionamento, pois estava profundamente apaixonado por ela.

Assim, e causando constrangimentos desde que todos souberam que ele agora sabia da verdade (pelo menos boa parte dela) Totó leva sua bandida para um jantar na casa de sua própria mãe (que havia sido vítima da mesma) e para sua própria irmã Gema, que de fato o criara. Gema tem uma explosão quando toma ciência do fato de que Totó confirma as desconfianças dela sobre sua esposa, mas que continuaria ao seu lado, pois estava apaixonado.

A trama não poderia ser melhor atrelando dois povos (italianos e brasileiros) movidos quase que exclusivamente por sentimento: paixão. É muito complicado isso. E muito perigoso também.

A pior fase para alguém se casar é quando se está apaixonado (a). Não se percebe nada, não se enxerga nada, não se tem a realidade dos fatos. O pior é que, na mesma proporção que a realidade nos força a convivência, na mesma proporção a paixão é testada, e seu doce começa a se diluir diante da dura realidade da verdade. Usando mecanismos de defesa, muitos preferem se iludir e não encarar a realidade dos fatos. Mentem para si mesmos o resto de suas vidas.

Mas a paixão ocorre também no futebol e na política. Em todos os casos, a paixão cega, ilude, embaça qualquer ser humano normal. Estamos vivendo isso na política. E a mão e a luva se casam exatamente pelo fato dos apelos feito aos brasileiros é sempre muito bem trabalho na direção dos seus sentimentos. Sem falar no apelo emocional de alguém pobre que deu certo (o que é falado muito escancaradamente além das infinitas mensagens subliminares), é muito mais fácil todo e qualquer brasileiro se equiparar com a pobreza do que o contrário.

Nestes 28 anos de pastorado, entre tantas histórias vividas, trago aqui apenas duas para sua reflexão: Tinha recém começado meu pastorado quando dois jovens, de fato, eram adolescentes (ele 18, ela 16) me procuraram falando em casamento, pois estavam profundamente apaixonados. Disse-lhes que exatamente por isso era melhor que eles esperassem um pouco para colocarem os pés no chão. Eles não gostaram da orientação pastoral e isto ficou bem visível. Não falamos mais sobre o assunto, nem os procurei para tecer qualquer outro comentário. Algum tempo depois eles terminaram aquele relacionamento e hoje cada um deles está casado com outra pessoa e estão muito felizes...

Tinha uma família na igreja por quem eu nutria um carinho especial justamente pela situação que vivia do abandono do pai. Um dia, do nada, apareceu um rapaz de São Paulo. De um dia para o outro já começaram a namorar e a falar em casamento. A mãe me procurou muito preocupada. Chamei a moça para conversarmos. Não teve quem a convencesse que deveria esperar um pouco, pois ninguém conhecia nada daquele rapaz a não ser que veio do Estado de São Paulo. A mãe, eu e um pequeno grupo entramos em oração para que aquilo não acontecesse. Quanto mais nos conscientizávamos que aquilo não devia acontecer, mais a moça dizia que estava apaixonada e que iria casar quer a mãe quisesse ou não. Resultado: viajaram para se casar em outra cidade, longe de tudo e de todos. O casamento não durou 45 dias e logo aparece a moça com uma mala na mão e com o semblante caído, pois o “príncipe” que aparecera em sua vida e que causara tanta paixão, de fato era um sapo.

Por isso, à medida que as eleições se aproximam é preciso raciocínio, muito raciocínio. Menos, bem menos paixão. Muita pesquisa, muita análise, comparação. A história está bem aí na sua frente. Se desejar conhecê-la ela irá te apresentar a outra grande amiga, a verdade. Aí então, não dissimule, aceite-a.

Pr. Mauro Clementino.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Qual é a sua luta?

A Guerra do Iraque também referida como Ocupação do Iraque ou Segunda Guerra do Golfo, ou Terceira Guerra do Golfo ou ainda como Operação Liberdade do Iraque, foi um conflito que começou a 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, liderada pelos Estados Unidos e encerrou a 18 de Agosto de 2010.É um conflito em curso que começou a 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos.

A principal justificação para a guerra oferecida pelo presidente norte-americano George W. Bush, pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, e os seus apoiantes foi de que o Iraque estava a desenvolver armas de destruição maciça. Esta arma argumentava-se, ameaçavam os Estados Unidos, os seus aliados e os seus interesses. No discurso do estado da União de 2003, Bush defendeu que os Estados Unidos não poderiam esperar até que a ameaça do líder iraquiano Saddam Hussein se tornasse eminente. Após a invasão, no entanto não foi encontrada nenhuma prova da existência de tais armas. Para justificar a guerra, alguns responsáveis norte-americanos referiram também que havia indicações de que existia uma ligação entre Saddam Hussein e a Al-Qaeda. Apesar disso não foram encontradas provas de nenhuma ligação substancial à Al-Qaeda.

A guerra começou a 20 de Março de 2003, quando forças largamente americana e britânica, apoiadas por pequenos contingentes da Austrália, da Dinamarca e da Polônia invadiram o Iraque. A invasão levou pouco tempo até a derrota e a fuga de Saddam Hussein. A coligação liderada pelos Estados Unidos ocupou o Iraque e tentou estabelecer um governo democrático; no entanto falhou na tentativa de restaurar a ordem no Iraque.

A instabilidade levou a um conflito assimétrico com a insurgência iraquiana, guerra civil entre muitos iraquianos sunitas e xiitas e as operações da Al-Qaeda no Iraque. Como resultado do seu fracasso em restaurar a ordem, um número crescente de países retirou as suas tropas do Iraque.

A partir do dia 18 de agosto as tropas norte-americanas começaram a se retirar do Iraque. Do dia 20 de Março de 2003 até o dia 18 de agosto de 2010, além dos trilhões de dólares gastos na manutenção desta guerra inútil e que ajudou os Estados Unidos na falácia financeira de 2008; mais de cem mil civis iraquianos e mais de quatro mil militares norte-americanos mortos. Os norte-americanos se retiram do solo iraquiano sem poderem dizer que tiveram a vitória. Esta ridícula guerra também trouxe outros resultados: Principais conseqüências: 1. Desestabilização do poder da região, alterando perigosamente o equilíbrio; 2. Exploração do segundo maior depósito de petróleo passa de mãos iraquianas para mãos de empresas inglesas, espanholas, italianas e norte-americanas. Perspectivas de solução: 1. Arábia saudita assume o controle da região e inicia uma longa política de estabilização (mais plausível em curto prazo... mas depende da Arábia Saudita querer assumir este papel. Isto daria um maior poder árabe na área o que, de novo traria um desequilíbrio militar naquilo que já é instável demais para qualquer mortal...; 2. Irã assume a região através do controle dos xiitas. Ninguém merece... (João do Apocalipse deve ter errado seu número de bestas...); 3. Curdos assumem o controle da região e propicia um novo genocídio sunita e xiita. 4. Americanos permanecem em seu Vietnam por mais 20 anos enquanto forma um novo líder, provável conseqüência semelhante a da Korea. Mas... nem o atual presidente quer isso, nem eles (norte-americanos) sem mais sustentação política mundial para isso, nem financeira, bem como o mundo inteiro não aceita mais este postura imperial. Então, gastaram-se trilhões de dólares; desperdiçou-se quase oito anos; morreram milhares de pessoas; o mundo entrou em um colapso... para que tudo isso?

Presidente Bush gastou todo seu governo, esforços, energias, influências nesta guerra. Saiu do governo odiado, desprezado, fracassado e ainda permitiu seu país ir à bancarrota financeira de tanto insuflado e ocupado só com este assunto. Foram oito anos de um governo que nem os norte-americanos nem o mundo inteiro querem nem lembrar...

E você? Qual é a sua luta? Será que ela vale à pena?

Pr. Mauro Clementino.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Resultado da reunião do dia 18.08 - Grifater

Com a presença de 43 casais, foi decidido tocar em frente as obras do Dormitorio Feminino no Aprisco e realizarmos lá o XXII Encontro do Grifater.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reunião

Amanhã, terça-feira, 19h30min, reunião com todos os integrantes do Ministério de Famílias da Terceira Igreja. Assunto: Realização do XXII Encontro de Casais.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O processo de seleção de Deus: as dificuldades

Pensei muito em como começar meu contato com você inaugurando meu blog. E já comecei o dia com este tema na cabeça.
Creio que Drummond estava absolutamente certo quando disse “As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter”. Carlos Drummond de Andrade.
Só para começar, veja alguns exemplos bíblicos:
1. Você sabe que 1.600.000 pessoas saíram do Egito... mas apenas dois entraram em Canaã. Só que entre estes dois números Deus gastou 40 anos em testes de convivência para obter dois aprovados.
2. Quantos eram os habitantes da terra na época de Noé? Tudo bem... naquela época não tínhamos ainda o IBGE. Mas certamente que havia muitas pessoas... mas com o evento do dilúvio, apenas oito pessoas foram escolhidas para participaram do recomeço da humanidade.
3. Eram 32.000 homens disponíveis em Israel para lutar ao lado de Gideão... mas apenas quatrocentos homens foram aprovados para irem à luta.
4. Eram 318 pessoas o número de pessoas que eram abençoados por causa da vida de um único homem – Abraão.
5. Eram 276 homens no navio que saiu de Jerusalém para Roma e todos foram salvos por causa de um único homem - Paulo.
Tenho visto na prática que quando está tudo fácil e a “maré mansa”, aparecem os oportunistas, os caçadores de bênção e vida fácil. Vêm à espera do pão já multiplicado, do maná já caído ou da nuvem simplesmente para não se torrarem em seus desertos... Mas é só a dificuldade chegar...se mandam!
Por isso, aprenda:
"A dificuldade é um severo instrutor." (Edmund Burke)
"As dificuldades, como as montanhas, aplainam-se quando avançamos por elas." (Émile Zola)
"Os homens só consideram útil o que oferece dificuldade. A facilidade enche-os de suspeitas." (Michel de Montaigne)
"No meio de toda dificuldade encontra-se a oportunidade." (Albert Einstein)
"As dificuldades crescem à medida que nos aproximamos do nosso objetivo." (Goethe)
"Dificuldades reais podem ser resolvidas; apenas as imaginárias são insuperáveis." (Theodore N. Vail)
"A dificuldade na vida é tomarmos a sério a mesma coisa durante tempo de mais." (André Gide)
"Se tens dificuldade em cumprir um intento, não penses logo que seja impossível para o homem; pensa quanto é possível e natural para ele, e que também pode ser alcançado por ti." (Marco Aurélio)
"Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação." (Cícero)
"Com amor inquebrantável e propósito definido toda dificuldade se vence e todo obstáculo se transpõe." (Orison Swett Marden)
"A dificuldade atrai o homem de caráter, porque é abraçando-a que ele se realiza." (Charles de Gaulle)
"Tudo na vida é difícil, desde que a compreensão e a boa vontade não sejam utilizadas." (François Rabelais)
"Os que pretendem reformar o mundo se esquecem da dificuldade que há em retocar com acerto um quadro antigo." (Théophile Gautier)
"Enfrente algo que é difícil; isso te fará bem. A menos que você tente fazer algo além do que você já domina, você nunca crescerá." (Ronald E. Osborn)
"Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade." (Winston Churchill)
"As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito." (William Ellery Channing)
"Um homem de espírito não pode nem pensar que existe a palavra dificuldade." (Georg Christoph Lichtenberg)
"É das dificuldades que nascem os milagres." (Jean de La Bruyère)
"Divide as dificuldades que tenhas de examinar em tantas partes quantas for possível, para uma melhor solução." (René Descartes)
"Nada é difícil se for dividido em pequenas partes." (Henry Ford)
"Tudo, antes de ser fácil, é difícil." (Thomas Fuller)
"As dificuldades são destinadas a excitar, não desencorajar. O espírito humano cresce forte pelo conflito." (William Ellery Channing)
"Nada é tão difícil que, à força de tentativas, não tenha resolução." (Terêncio)
"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la." (H. W. Beecher)
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. (Charles Chaplin)
Agradeço a colaboração de EDILSON RAMOS:
1 – TENHA A CONVICÇÃO DE QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO;
2- NÃO TENHA MEDO DE SITUAÇÕES NOVAS;
3 – TIRE PROVEITO DAS DIFICULDADES;
4 – NÃO ESCUTE PALAVRAS DE DESÂNIMO E DÚVIDA;
5 – LEMBRE-SE DE QUE VOCE PRÓPRIO É UMA SOLUÇÃO;
6 – ESTEJA SE FORTALECENDO INTERIORMENTE CADA MANHÃ;
7 – AGRADEÇA A DEUS PELA OPORTUNIDADE DE LUTAR E VENCER.
“A NOSSA VISÃO DA VIDA DETERMINARÁ O NOSSO SUCESSO OU FRACASSO. SEJA ENTÃO DOS QUE ACREDITAM, SE ESFORÇAM E VENCEM POIS DEUS GOSTA DOS QUE NÃO RECUAM.”
Diga a você mesmo: “Nada Impedirá Meu Sorriso”
Nem a tristeza, nem a desilusão
Nem a incerteza, nem a solidão
NADA ME IMPEDIRÁ DE SORRIR.
Nem o medo, nem a depressão,Por mais que sofra meu coração,
NADA ME IMPEDIRÁ DE SONHAR.
Nem o desespero, nem a descrença,
Muito menos o ódio ou alguma ofensa,
NADA ME IMPEDIRÁ DE VIVER.
Em meio as trevas, entre os espinhos,
Nas tempestades e nos descaminhos,
NADA ME IMPEDIRÁ DE CRER EM DEUS.
Mesmo errando e aprendendo,
Tudo me será favorável,
Para que eu possa sempre evoluir
Preservar, servir, cantar,
Agradecer, perdoar, recomeçar…
QUERO VIVER O DIA DE HOJE
COMO SE FOSSE O PRIMEIRO,
COMO SE FOSSE O ÚLTIMO,
COMO SE FOSSE O ÚNICO.
Quero viver o momento de agora
Como se ainda fosse cedo,
Como se nunca fosse tarde.
Quero manter o otimismo,
Conservar o equilíbrio,
Fortalecer a minha esperança,
Recompor minhas energias,
Para prosperar na minha missão
E viver alegre todos os dias.
Quero caminhar na certeza de chegar,
Quero lutar na certeza de vencer,
Quero buscar na certeza de alcançar,
Quero saber esperar
Para poder realizar os ideais do meu ser.
ENFIM,
Quero dar o máximo de mim, para viver intensamente!Parece que a bola só vem quadrada para você? Lembre-se: Está difícil? Pode ser que você seja a exceção de Deus neste momento no mundo.

Gol Contra

Gen 13 e 19.

Ló estava fazendo parte de um time vencedor, o time to seu tio Abraão. O time de Abraão poderia ser chamado de “Dream Team”. Era sem dúvidas o time dos sonhos. Ganhava todos os jogos: ganhou com os cananeus, com os egípcios, ganhou no time da fé, dos altares, dos sacrifícios, do culto. Ganhou também na prosperidade. Abraão só ganhava. Certamente que Ló acompanhou seu tio em todos esses jogos e viu bem de perto como ser um vencedor. Todavia, na prática, Ló tornou-se conhecido como o jogador do “Gol contra”.

a) O primeiro gol contra de Ló foi a decisão de se separar do seu tio. Sua desculpa foi a briga entre os pastores de gado, dos empregados que já não estava trabalhando em harmonia. Na realidade Ló usa de um pretexto para justificar sua decisão de se separar de Abraão. Decisão errada.

b) O segundo gol contra. Decisão pelo material. Muitos pais estão escolhendo hoje para seus filhos tudo o que é meramente material, e acham que isso é tudo. Ló deve ter pensando que, multiplicando ainda mais suas riquezas, deixaria uma boa herança para suas filhas. Mas não foi isso que aconteceu.

c) O terceiro gol contra está na forma de escolher. Quando decidiu se separar, Ló escolhe as Campinas do Jordão porque lhe pareceu o melhor lugar, mais bonito. Seu gado poderia se alimentar melhor.

d) O quarto gol contra foi sua separação dos altares do seu tio. Conseqüentemente separação de Deus. Quando Ló se separa de Abraão, não se fala mais em seu nome a não ser de sua diluição e miséria. Ao se aproximar de Sodoma, Ló se torna tal e qual os moradores daquela cidade.

e) O quinto gol contra foi não cultivar a cultura espiritual herdada por seu tio. Gen.13:13. Eram maus os varões de Sodoma e grande pecadores contra o Senhor Deus.

f) O sexto gol contra, foi sua absorção dos valores de Sodoma. Os habitantes de Sodoma eram pessoas depravadas, e Ló levou sua família para um lugar assim, permitindo a contaminação de sua mulher e suas filhas.

g) O sétimo gol contra – perdeu a sensibilidade entre limites e fronteiras. Ló se contaminou tanto pelos habitantes de Sodoma que, de repente não tinha mais sensibilidade nem discernimento. Imagine você morar em determinado lugar onde você não pode receber visita, seja homem ou mulher, porque logo os seus vizinhos vão invadir sua casa para ter relações sexuais com eles.

h) O oitavo gol contra – Ló perdeu o respeito dos seus próprios genros que riam de sua cara. Gen.19:14.

i) O nono gol contra – Gen. 19:22 – Ló estava vivendo uma letargia tão profunda, que, nem mesmo os anjos que Deus enviara para ajuda-lo conseguiam convence-lo da podridão onde ele se encontrava. Ló se demorava no chiqueiro onde se encontrava e não tinha pressa de livrar-se do lamaceiro.

j) O décimo gol contra – Gen. 19:26 – Sua mulher não tinha muito interesse em acompanha-lo. Tinha saudade de seus maus hábitos e de seus vizinhos, antes mesmo de deixar a cidade. Deus a transformou em uma estátua de sal. Perdeu sua própria mulher.

k) O décimo primeiro gol contra, Gen. 19:30 – Ló se achava agora em uma caverna com suas filhas. Obviamente que devido a péssima influência que haviam aprendido em Sodoma, elas embebam o pai e se engravidam dele. Um abismo chama outro abismo.

l) O décimo segundo gol contra de Ló. Gen. 19:38 – Herança maldita. Ló deixou uma descendência de brigões e gente que gosta da guerra e que até hoje causam confusão e morte.



1. Quando você não está sendo o que deveria ser. Está se contentando em ser medíocre;

2. Quando você sabe o que pode ser feito e não faz nada para melhorar;

3. Quando você tem consciência do que poderia contribuir, acrescentar e não contribui, não acrescenta, só diminui, quando não, divide;

4. Quando você simplesmente deixa o barco descer rio abaixo porque é conveniente;

5. Quando você é complacente com tudo e com todos;

6. Quando você é simplesmente contra por ser contra, sem ter nada a oferecer;

7. Quando você se alimenta de lixo e produz miséria, quando tem uma mesa farta sendo oferecida para você produzir vida;

8. Quando você não corre atrás, não pesquisa, não busca;

9. Quando você não corre atrás e fica apenas esperando acontecer;

10. Quando você não exerce seu papel de forma plena.

LEMBRE-SE QUE: SÓ QUEM VIBRA COM GOL CONTRA É O ADVERSÁRIO.

Infantilidade verde-amarela: Entre heróis e bandidos.

Como já me expressei aqui várias vezes, mais decepcionante que a derrota para a Holanda, foi ver a seqüência de verborréias e atos tão hilários que preferi ironizá-los para poder suportá-los. Foi horrível ver a maneira como a derrota brasileira naquele jogo em específico foi encarada. Onde está nossa esportividade? Se esperamos que o Brasil tivesse que ganhar todas, é melhor comprar uma bola e um troféu para cada brasileiro devidamente acompanhados de sessões de terapia, porque certamente isto não é normal.

Também vi com muita dor, muitos milhares, diria até, milhões de brasileiros tirando as bandeirinhas dos carros e as camisas e jogando-os fora como se fossem material desprezível. Primeiro, o Brasil é muito mais que um jogo e mesmo que uma Copa do Mundo. Depois, a Copa ainda não terminou ainda. Que falta de espírito esportivo!

Ouvi, ouvi e ouvi críticas sobre o emocional de Dunga e dos seus jogadores... Interessante que não vi nenhuma autoridade brasileira trabalhando bem o assunto: A mídia brasileira (principalmente via TV, e mais principalmente ainda a sra. Rede Globo e seus famigerados jornalistas) e principal responsável por toda essa empolgação e parafernália foi a que mais pisou na bola nesse campo. Não ouvi nenhuma autoridade brasileira trabalhando nossa brasilidade que é muito maior que um jogo de futebol.

Fiquei muito, mas muito triste quando assistia a chegada de Dunga em Porto Alegre e dizia que em semanas estaria conversando com o Presidente da CBF sobre seu futuro, e naquele exato momento a própria CBF o demitia “pela internet”, sem o menor escrúpulo, respeito ou consideração.

Que diferença da chegada da seleção brasileira no Brasil, comparada a da Argentina em Buenos Aires, a da Inglaterra e a de Gana então? Falando dos nossos “hermanos”, vi em vários tamanhos, cores e imagens mais de 20 mil argentinos esperando por sua seleção de volta à sua pátria. Uma seleção que foi goleada pela Alemanha, mas não deixou de ser amada, querida, respeitada por isso.

Num país onde as pessoas trocam de igreja só porque as mesmas não fazem tudo o que elas querem ou porque os pastores não permitem seus cabrestos; onde da mesma maneira, as pessoas mudam de igreja quando não “encontram um deus tão manipulável como gostariam” ou que “não faz aquilo que tanto querem”, e vão procurar outro palco ou se esconderem em meio ao desconhecido, ou procuram um lugar “onde usam pouco a cabeça, nada de razão e muito de emoção doentia” sim porque é mais simples culpar Deus por tudo e não ter responsabilidade com nada.

Famílias que estão ficando acostumadas a jogar seus filhos pelas janelas, em sacos de lixo, matar um membro da própria família porque vai atrapalhar seus planos futuros. Abandonar a família porque não mais satisfaz seus desejos e fantasias egoístas.

Num país onde bandidos são candidatos e eleitos (e é preciso ter uma lei para barrá-los, daí a lei “ficha limpa” – e mesmo assim já cheia de exceções) e se tornam heróis, não é de se admirar que as pessoas de bem se tornem bandidas simplesmente porque não conseguiram atingir as expectativas daqueles que, por falta de um objetivo maior ou de uma perspectiva de vida mais abrangente, vivem orbitando entre heróis (quando preenchem seus desejos) e bandidos (quando frustram suas expectativas). Onde “Democracia” resumiu-se em “quando eu mando e você obedece”, e “ditadura” é “quando você manda e eu tenho que obedecer”.... O Brasil é muito mais que um jogo de futebol e muito maior que uma Copa do Mundo.

Falando em Democracia, não ouço ninguém discutindo, por exemplo, porque o esporte mais democrático do país é liderado por mãos de ferro do senhor Ricardo Teixeira por mais de 22 anos de forma direta como presidente da CBF e de forma indireta quando na sombra do ex-sogro João Havelange. E os brasileiros acham tudo isso normal! Que diferença!

Todas as seleções de futebol do mundo inteiro se preparam para renovar seus jogadores, contratar novos técnicos, treinar para a Copa de 2014. Isto não é mérito nem demérito só do Brasil. No final, teremos 32 seleções classificadas para aquele grande torneio mundial. De novo, a Copa terá apenas uma seleção vencedora. Espero que nenhum brasileiro esteja pensando que “só se joga futebol no Brasil e que não temos nenhum adversário à altura de nós”. Isto é “paranóia maradoniana”. Então, agora perdemos e corremos para nos esconder em casa e nem assim tivemos abrigo. E em 2014, para onde iremos correr? Para a Bolívia? Ah, a Venezuela? Possivelmente para o Irã! (o caminho está ficando batido). Ou vamos ficar fazendo caras e bocas diante dos nossos convidados? Ou brigando e discutindo diante das câmeras de TV do mundo inteiro procurando o próximo culpado... Talvez tenhamos que repensar a poesia do sábio poeta Chico: “Joga pedra da Geni... Ela foi feita pra apanhar, ela foi feita pra cuspir.... maldita Geni”.

Rev. Mauro Clementino.